Logo

Pultrusão e Pultrudados em Fibra de Vidro

E, de repente, você estava lendo sobre os produtos da Cogumelo e leu uma dessas duas palavras "esquisitas": Pultrusão e Pultrudados. O que elas significam? O objetivo desta publicação em nosso blog é explicar esses termos para você.

Pultrusão é o nome que damos ao processo produtivo em que a Cogumelo fabrica a maior parte dos seus produtos. Os perfis produzidos por esse processo são chamados de pultrudados. A pultrusão surgiu entre os anos 1940 e 1950 e consiste, basicamente, em "encharcar" fibra de vidro com resina e passar essa "mistura" em um molde em altas temperaturas, como ilustra a imagem abaixo. [...]

 

A Cogumelo foi a pioneira no processo de pultrusão no Brasil e até hoje vem melhorando continuamente seu processo produtivo. Já são mais de 43 anos de experiência que trazem produtos cada vez melhores!

Existem muitas "lendas" sobre o surgimento do processo de pultrusão no mundo. Segundo a revista CompositesWorld, o surgimento do processo de pultrusão se deu através da evolução de um processo intermitente. Algumas empresas fabricavam os perfis da seguinte forma: os fios da fibra de vidro eram impregnados com resina e eram depositados em um molde que ficava aberto. Nesse momento o molde era fechado iniciando o processo de cura, ou seja, de "formação" do perfil compósito. A próxima etapa seria abrir o molde, puxar o perfil que foi curado e repetir o processo. Até que um dia um operador resolveu não abrir o molde e apenas puxar o perfil continuamente. Essa nova tática acabou dando certo e é utilizada até hoje! Em termos industrias a grande revolução foi permitir um processo contínuo de produção de PRFV (polímeros reforçados com fibra de vidro). Sem essa inovação, uma série de produtos em fibra de vidro hoje não seriam viáveis técnicamente e/ou financeiramente.

Como curiosidade, o termo pultrusão vem do inglês pultrusion, que seria a união do verbo puxar (pull, em inglês) com a parte final da palavra extrusão (extrusion, em inglês). A referência ao processo de extrusão se dá pela pultrusão ser extamente o seu inverso. Na extrusão a matéria é empurrada sobre um molde, na pultrusão ela é puxada.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.