Perfis Estruturais em Fibra de Vidro

Quando conversamos com muitas pessoas sobre fibra de vidro, normalmente elas lembram a prancha de surf e os barcos como exemplos de produtos feitos com essa matéria-prima. Porém, apesar da fibra de vidro fazer parte da composição desses produtos, é importante frisar que esses dois exemplos são fabricados por um processo diferente do que utilizamos na Cogumelo. Por isso, a comparação da resistência mecânica entre produtos estruturais da Cogumelo e produtos como pranchas de surf e barcos é equivocada, não sendopossível fazer uma tradução imediata. Existem inúmeros exemplos de sucesso no Brasil e no mundo de aplicação de perfis em fibra de vidro em projetos estruturais como em pontes, helipontos, estruturas de acesso e na construção civil de modo geral. [...]

O processo de produção de PRFVs (polímeros reforçados com fibra de vidro) mais representativo na Cogumelo é a Pultrusão (caso você queira saber mais sobre esse processo clique aqui).  O processo de pultrusão é um método de fabricação contínuo, mecanizado e é o único que permite a manufatura de perfis estruturais compósitos em escala. A pultrusão é também o único processo capaz de produzir peças cujo percentual de fibra chega a até 85% do compósito. Essa alta quantidade fibra viabiliza sua utilização em funções estruturais.

O processo de fabricação normalmente utilizado por fabricantes de prancha de surf e barcos é a laminação, que, é muito diferente do processo de pultrusão e não consegue, nem de perto, atingir os mesmos percentuais de fibra que são atingidos pela pultrusão. Esse é o principal motivo pelo qual não podemos comparar mecanicamente a prancha de surf com perfis estruturais fabricados pela Cogumelo.

Vale ressaltar que hoje existem diversas normas e referências técnicas que podem ser especificadas em projetos de engenharia de modo a exigir dos fabricantes a resistência mecânica adequada para aplicações estruturais. Caso você tenha necessidade de alguma informação mais técnica sobre as características mecânicas dos produtos fabricados pela Cogumelo entre em contato conosco clicando aqui. Para conhecer mais sobre os produtos da Cogumelo voltados para aplicações estruturais e industriais, clique aqui.