Arquitetura, Urbanismo e Design

Além das aplicações em indústrias e plantas operacionais, os produtos da Cogumelo tem diversas aplicações em projetos de arquitetura, urbanismo e design. Devido à leveza e estética dos perfis em fibra de vidro, clientes já solicitaram à Cogumelo o desenvolvimento de fachadas arquitetônicas, gradis, guarda-corpos customizados, entre outros produtos personalizados em materiais compósitos. Além disso, a resistência à corrosão dos perfis em fibra de vidro viabiliza aplicações na costa brasileira, onde há muita corrosão por intempérie. Confira abaixo uma lista de casos de sucesso nessa linha de produtos: [...]

Fachada no Hotel Fasano na praia de Ipanema no Rio de Janeiro
Apesar de parecer ser de aço, os perfis cinza da imagem acima são pultrudados em fibra de vidro, produzidos pela Cogumelo. Os perfis foram instalados em 2007 e, desde então, nunca sofreram manutenção.

Gradil de proteção de postos de salvamento no Rio de Janeiro
Na imagem acima é possível notar o antes e depois dos gradis. À esquerda temos o gradil de ferro, corroído pelos efeitos de intempéries. À direita temos os gradis em fibra de vidro da Cogumelo, que substituíram os de ferro e são resistentes à corrosão e com performance e estética duradoura. Esse produto está presente nos 24 postos de salvamento da orla do Rio de Janeiro.

 

Guarda-corpo da ponte da Barrinha no Rio de Janeiro
Além dos guarda-corpos tradicionais, a Cogumelo já desenvolveu guarda-corpos personalizados, com desenhos específicos, como é o caso da imagem acima. É possível notar um comprativo antes e depois do projeto em fibra (à direita) com o guarda-corpo em aço (à esquerda). Essa ponte liga a região da Barrinha à Barra da Tijuca, próxima a estação final do metro da linha 4 do Rio de Janeiro.

 

Projeto Árvore Solar
A primeira árvore foi instalada no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, ao lado da estátua do Michael Jackson. Esse projeto é uma parceria da Cogumelo com a empresa de design Ergon. A árvore conta com um dispositivo de carregamento de celulares utilizando energia renovável, pois apresenta placas de painel solar em sua superfície superior.

 

Projeto Arquitetônico e Estrutural para cobertura do Hotel do Frade em Angra dos Reis, RJ
A utilização da fibra de vidro neste projeto é decorrente do ambiente com muita corrosão por maresia. Por ser um hotel, a necessidade de uma solução com manutenção zero era imprescindível, uma vez que paradas para reparos teriam impactos significativos na experiência do cliente.

Como é possível perceber através dos exemplos acima, os perfis em fibra de vidro da Cogumelo são soluções inovadoras que podem ser utilizadas por designers e arquitetos no intuito de viabilizar projetos. Em caso de dúvidas, ou caso você queira saber mais informações sobre o assunto, não deixe de entrar em contato com a Cogumelo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (21) 3408 9000.